Vila Velha / ES - domingo, 26 de outubro de 2014

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Insuficiência Coronária

INSUFICIÊNCIA CORONÁRIA

 

      Também conhecida como Insuficiência coronariana. O coração é o responsável em bombear sangue através das artérias para todo corpo, distribuindo oxigênio e nutrientes.  Para realizar realizar esse trabalho ele também precisa de oxigênio e nutrientes e ele os recebe através das artérias coronárias.

 

     Quando o sangue não passa pelas artérias coronárias em quantidade suficiente para atender às necessidades do coração, a circulação coronária está insuficente, daí chamarmos esse problema de Insuficiência coronária. Frequentemente chamada de Doença arterial coronária , essa doença tem sérias repercussões.  Mas o que pode fazer o a circulação coronária diminuir?  O  temido entupimento da artéria coronária é que leva a esse problema.

Um grande número de fatores podem levar ao depósito de gordura (colesterol) nas artérias (aterosclerose)  provocando uma obstrução.

 

 

 

 

 

  Como visto no vídeo acima a obstrução pode ocorrer de forma insidiosa, levando a Insuficiência Coronária Crônica ou pode ocorrer de forma aguda com o rompimento de uma placa de gordura pequena e posterior trombose ( formação de coágulo no vaso) e aí leva ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).   O sintoma comumente associado a essa condição é a dor no peito ou dor precordial, também chamada de angina.